© Copyright Valmir Meneses 2020, Joselândia, MA,Brasil. Todos os Direitos Reservados

Please reload

Posts Recentes

O que devo estudar para ser locutor?

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

O que devo estudar para ser locutor?

02.04.2018

 

Não existe uma graduação que forme especificamente profissionais para a área. Mas, se você deseja investir em uma formação profissional, há vários cursos técnicos e livres que podem te ajudar a entender as demandas do mercado de trabalho. 

 

O primeiro passo para ser locutor é fazer uma especialização na área para aprimorar sua voz e aprender as técnicas exigidas na profissão. Uma coisa importante para quem quer atuar na área é que o profissional passe por uma fonoaudióloga ou faça um curso que tenha fundamentos de fonoaudiologia para rádio e televisão. Assim, se aprende também técnicas de respiração e de dicção, para que sua voz soe agradável para o ouvinte.

 

É importante lembrar que para gravar locuções não basta só empostar a voz. A carreira não exige que você tenha uma ‘voz bonita’, mas domínio de técnicas e recursos para que as narrações sejam bem feitas. Inclusive, seu timbre natural é um direcionador para o tipo de trabalho que você vai realizar. Claro que locutores mais experientes conseguem variar do agudo ao grave com facilidade, mas a maioria das pessoas que começa ainda não tem o domínio completo da voz.

 

A entonação usada ao falar também é essencial. Uma mesma pessoa tanto pode gravar um comercial de uma marca de tênis, voltado para um público jovem, falando de forma mais alegre, como também pode narrar uma propaganda de remédios, com tom mais sério. Por isso a carreira é muito diversa.

 

No mercado de trabalho é fundamental saber se vender. Existem muitos websites o locutor pode cadastrar seu portfólio e ser ouvido por buscadores de vozes das empresas que querem contratar locutores. Então, é importante disponibilizar o trabalho online. Outra dica é ter o próprio equipamento de gravação e edição de voz para entregar a narração tratada, pronta para ser usada no vídeo. Para isso, é preciso ter um computador com boa placa de som, um microfone, um editor de áudio e um local com isolação acústica para a ambientação. Caso isso pareça muito complicado agora, sempre é possível estabelecer parcerias com estúdios de gravação.

 

Espero ter ajudado e boa sorte para quem quer seguir a carreira de locutor!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Curtir
Please reload

Siga nas redes
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • YouTube ícone social
  • SoundCloud ícone social
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social